segunda-feira, 11 de abril de 2011

Dilma visita a Grécia e firma nova parceria

Atenas. Apesar de não ter caráter oficial, a visita da presidente Dilma Rousseff à Grécia, ontem, gerou uma nova parceria entre os dois países. O governo grego quer comprar biocombustível brasileiro, como forma de cumprir metas da União Europeia (UE) de substituição progressiva do petróleo.

Dilma parou na Grécia apenas para uma "escala técnica" para abastecimento do voo que a leva para a China.

O interesse da Grécia foi anunciado pelo primeiro-ministro do país, George Papandreou, durante encontro com a presidente Dilma Rousseff em sua residência oficial na capital Atenas.

"Eles ficaram muito interessados porque importam quase toda energia que usam", afirmou o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que participou da reunião.

Para a Petrobras, é mais um mercado que se abre na Europa para o biocombustível. "Já estamos em Portugal e na Itália, mas na Grécia ainda não. É um bom negócio para nós e para eles", disse o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, que também esteve na Grécia até sábado, antes de seguir à China.

Assim que desembarcou na capital grega, a presidente foi recebida em cerimônia oficial no aeroporto local. De lá, seguiu direto para a residência oficial do primeiro-ministro grego.

Por cerca de meia hora, Dilma ouviu uma explanação sobre a crise econômica grega. A seguir, a pedido de Papandreou, a presidente falou sobre a situação do sistema elétrico brasileiro. Eles também trocaram informações sobre os preparativos para as Olímpiadas de 2016 no Rio de Janeiro. A Grécia sediou o evento em 2004.

Ontem, a presidente embarcou para a China, onde ao longo dos próximos dias buscará estreitar relações políticas e econômicas com o país.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=963350



Dilma começa de fato a arregaçar as mangas e buscar parceiros para acordos econômicos que tragam benefícios para o desenvolvimento de nossas principais atividades econômico, após fechar acordo de exportação do nosso Biocombustível com Itália e Portugal por intermédio da Petrobras, Dilma Rousseff estreitou relações com o Pai e trocou informações sobre as olimpíadas de 2016 no qual o Brasil será pais sede.
A iniciativa de nossa presidenta é sem duvida louvável, pela maneira com que essas relações estão sendo estabelecidas, tratando em pé de igualdade o nosso país com o resto do mundo, desde a politica do presidente Luis Inacio (Lula), o Brasil busca estabelecer relações comercias com países fora do mercosul de forma mais efetiva e eficaz, fatos que aumentaram a popularidade e prestigio de ambos os presidentes em outros países além de trazer status e consolidar a exportação de nossas bens de consumo. Porem uma valorização e qualificação do estudo e da mão de obra nacional poderá colocar o Brasil ainda mais em patamar elevado, se comparado com outras potencias, além dos inevitáveis investimentos na qualificação do transporte, segurança, e moradia.    

0 comentários:

Postar um comentário