Para estimular o aumento da produção de carnes bovina, suína e de frango, a Argentina anunciou que vai estender em pelo menos 3 bilhões de pesos, o equivalente a US 750 milhões, os empréstimos aos produtores de carne. Conforme o Ministro da Agricultura Julian Dominguez, O governo vai pagar 6% dos pontos de taxas de interesse nos empréstimos de cinco anos, trazendo os custos de financiamento aos produtores para entre 8% e 9%.
A inflação e uma severa seca em 2009 fizeram com que os criadores segurassem o boi, elevando os preços da arroba a níveis superiores dos registrados no ano passado. Como resultado, o consumo per capita de carne caiu em 15% em relação ao ano anterior. Os argentinos estão agora consumindo, em média, 57 quilos de carne bovina ao ano, ainda uma das maiores taxas no mundo.
A inflação e uma severa seca em 2009 fizeram com que os criadores segurassem o boi, elevando os preços da arroba a níveis superiores dos registrados no ano passado. Como resultado, o consumo per capita de carne caiu em 15% em relação ao ano anterior. Os argentinos estão agora consumindo, em média, 57 quilos de carne bovina ao ano, ainda uma das maiores taxas no mundo.
Grande exportadora de carne bovina, suína e frango. Após passar por uma forte crise, o país perdeu força no mercado de exportação. O governo para reverter esta situação, esta oferecendo empréstimos para agricultores. Esta medida é importante para que a concorrência aumente, assim baixando os valores dos produtos, esta ação argentina de certa forma prejudica o Brasil, por ser outro grande exportador de Carnes.
Como também, esta medida dará um “gás” a economia argentina, o que é positivo para o Mercosul.
0 comentários:
Postar um comentário